BIOLOGIA [UEMA]


BIOLOGIA 

Questões de 01 a 08 

Questão 01 

Os protozoários apresentam uma grande variedade de formas e habitats, além de serem causadores de doenças em animais como é o caso da Doença de Chagas. Dentre as doenças transmissíveis emergentes e reemergentes no Brasil, destaca-se a rápida disseminação da AIDS, da tuberculose e da hanseníase. Entende-se por doença reemergente aquela que, após uma baixa prevalência, volta a apresentar altos índices de infecção na população. Das doenças abaixo, aquela considerada protozoose reemergente é  
a) Elefantíase. 
b) Candidíase. 
c) Ascaridíase. 
d) Tripanossomíase. 
e) Esquistossomíase. 

Questão 02 

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e os órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplica vagarosamente e se assemelha ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. Fonte: INCA (Instituto Nacional de Câncer). Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2013. 

Veja as células no esquema abaixo. 

Independente da velocidade de multiplicação das células e da capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, o câncer ocorre devido a sucessivas (os)  
a) meioses. 
b) mitoses. 
c) mutações. 
d) citocineses. 
e) cinetócoros. 

Questão 03 
 
A construção do microscópio composto ou binocular por Robert Hooke, em 1663, permitiu a visualização de estruturas até então desconhecidas pelos cientistas, a partir da utilização de lentes de grande aumento. Com o advento da microscopia, os pesquisadores, após vários estudos em muitos tipos de plantas e animais, lançaram a ideia de que todos os seres vivos são formados por pequenas unidades chamadas células. Essa constatação foi possível graças à possibilidade gerada pela combinação de duas partes (A e C) do microscópio ótico.

O sistema de lentes A e C, responsável pelo aumento final de uma célula, é chamado, respectivamente, de 
a) diafragma e condensador. 
b) objetiva e condensador. 
c) condensador e ocular. 
d) ocular e diafragma. 
e) ocular e objetiva. 
 
Questão 04 
 
Chegamos ao mundo com instruções básicas de funcionamento guardadas nos genes. Quando o pai é obeso, o risco do filho também ser obeso é de 40% e, se pai e mãe forem obesos, este índice sobe para 80%. Entretanto, as condições de vida dentro do útero da mãe podem alterar a ordem ditada pelos genes. Além disso, o ambiente, também, pode fazer com que algumas dessas instruções sejam ignoradas ou excessivamente valorizadas. Fonte: REVISTA ÉPOCA. Rio de Janeiro: Globo, n. 780, 06 maio, 2013. (Adaptado)  
De acordo com Mendel, a contribuição genética materna, em percentual, pode desencadear a obesidade em a) 0% 
b) 25% 
c) 50% 
d) 75% 
e) 100%

Questão 05 
 
O impacto da atividade humana sobre o ambiente vem sendo amplamente discutido e, hoje, já é consenso a dependência dos recursos naturais para nossa sobrevivência. Neste contexto, a problemática do lixo é urgente pela demanda crescente de volume de resíduo destinado de forma inadequada em lixões e aterros sanitários e as consequências geradas à saúde. Soluções mais efetivas para esse problema devem proporcionar uma mudança de hábitos que implica em diminuir a produção de resíduos, utilizar o máximo possível um mesmo objeto assim como reaproveitar os materiais. Fonte: SANTOS, F.S.; AGUILAR, J.B.V.; OLIVEIRA, M.M.A. Biologia - Ser Protagonista. v. 3. São Paulo: Edições SM, 2010. (adaptado). 
O modelo de desenvolvimento sustentável preconiza o manejo dos recursos naturais, de modo a promover o desenvolvimento econômico, e, ao mesmo tempo, a conservação do meio ambiente. Acerca do lixo, a recomendação é a aplicação do conceito dos três R's que determina, respectivamente,  
a) Reduzir, Restaurar e Refazer. 
b) Reduzir, Reutilizar e Reciclar. 
c) Reutilizar, Reduzir e Reciclar. 
d) Refazer, Reduzir e Refazer. 
e) Reciclar, Reduzir e Refazer. 
 
Questão 06 
 
Em uma aula experimental, um aluno do curso de ciências biológicas constatou que os cinco organismos analisados apresentavam as seguintes características: 
Com base na classificação mais recente de reinos, sugerida pelas norte-americanas Karlena Schwartz e Lynn Margulis, os organismos analisados (A, B, C, D e E), nesta ordem, pertencem aos seguintes reinos:  
a) Animal, Monera, Proctista, Fungo, Planta. 
b) Proctista, Animal, Monera, Fungo, Planta. 
c) Animal, Monera, Fungo, Planta, Proctista. 
d) Monera, Proctista, Fungo, Planta, Animal. 
e) Proctista, Monera, Animal, Fungo, Planta. 

Questão 07 
 
As teorias da evolução procuram explicar como todas as espécies surgiram na Terra e como elas podem se 
transformar ao longo do tempo, originando outras espécies em virtude de suas semelhanças e suas diferenças. Podemos citar como exemplo a resistência à malária apresentada por pessoas portadoras de anemia falciforme. Neste tipo de doença, há deficiência no transporte de oxigênio pelas hemácias, inviabilizando o desenvolvimento do agente causador da malária. A teoria evolutiva que explica a resistência à malária por parte dos portadores de anemia falciforme é conhecida como  
a) lei do uso e desuso. 
b) seleção industrial. 
c) seleção artificial. 
d) seleção natural. 
e) teoria sintética. 
 
Questão 08 
 
Os glicídios são as principais fontes de energia diária para seres humanos e são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos, de acordo com o tamanho da molécula. Polissacarídeos são polímeros de glicose constituídos fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que desempenham diversas funções essenciais ao bom funcionamento do organismo. Os polissacarídeos mais conhecidos são o glicogênio, a celulose, o amido e a quitina. As funções atribuídas a essas moléculas são, respectivamente,  
a) estrutural, reserva, estrutural, reserva. 
b) reserva, reserva, estrutural, estrutural. 
c) reserva, estrutural, reserva, estrutural. 
d) estrutural, estrutural, reserva, reserva. 
e) reserva, estrutural, estrutural, reserva. 


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