BIOLOGIA [FCMMG]

[GABARITO NO FINAL DA HISTÓRIA]

21.

O desenho acima representa o ciclo mitótico de uma célula somática que possui 3 pares de homólogos e 250 unidades de DNA. O número de cromossomas e a quantidade de DNA verificados em metáfase será de:
A) 6 cromossomas simples e 250 unidades.
B) 6 cromossomas duplos e 500 unidades.
C) 12 cromossomas simples e 500 unidades.
D) 12 cromossomas duplos e 1000 unidades.

22. A planta Mimosa pudica, popularmente conhecida como “sensitiva” ou “dormideira”, possui folhas compostas em cujas bases, tanto das folhas quanto dos folíolos, existem células com vacúolos grandes, repletos de água, mantendo toda a folha ereta. Ao serem tocadas, as folhas se fecham, sofrendo um “murchamento” instantâneo (daí seu nome popular). Isso se deve ao estímulo mecânico, que provoca alterações especificamente nas referidas células da base foliar.
Todas as opções abaixo estão relacionadas com os fatos citados, EXCETO:
A) Antes do estímulo, as células da base foliar se acham túrgidas, o que mantém a posição normal das folhas.
B) O estímulo mecânico desencadeia um transporte ativo, que fornece íons às células da base foliar.
C) O meio que circunda as células da base foliar fica hipertônico em relação às mesmas.
D) As células da base foliar perdem água por osmose e murcham, causando o fechamento das folhas.

23. Um tumor maligno (canceroso) pode soltar “sementes” conhecidas como metástases e que, ao se desprenderem da massa tumoral, podem se deslocar e se fixar em outras partes do organismo, através das vias linfáticas ou sangüíneas. O desprendimento dessas “sementes” de um local específico e a sua conseqüente fixação em outro ponto diferente do original está relacionado à perda de propriedades de um componente celular, responsável pela adesão e pelo reconhecimento célula a célula.
O componente celular em questão é:
A) Glicocálix
B) Plasmalema
C) Desmossoma
D) Membrana Citoplasmática Propriamente Dita

24.

Todas as substâncias abaixo estão relacionadas diretamente com o ciclo apresentado, EXCETO:
A) Tripsina
B) Glicogênio
C) DNA e RNA
D) Hemoglobina

25. Apesar de o indivíduo adulto secretar muito pouca renina, essa enzima se encontra em grandes quantidades no estômago dos recém-nascidos e atua na coagulação do caseinogênio – proteína solúvel do leite – ,transformando-a em caseína. A quantidade de renina no estômago do recém-nascido é importante para que:
A) a criança não tenha problemas respiratórios ao regurgitar.
B) a fermentação láctica se processe de maneira mais eficiente.
C) o leite permaneça mais tempo no estômago, facilitando a ação da pepsina.
D) o efeito tampão seja estabelecido, impedindo variações bruscas do pH estomacal.

26. Em Santa Teresa, região serrana do ES, considerada como a terra dos colibris, destaca-se no “Museu Biológico Mello Leitão” uma coleção dessas encantadoras aves. Uma propriedade dos colibris que nos chama a atenção é o fato de que esses pequenos animais podem ingerir, por dia, uma quantidade de alimento equivalente a 30 vezes o seu peso. Se essa relação também valesse para o homem, imagine uma pessoa de 50 quilos comendo uma tonelada e meia de alimentos diariamente... De acordo com os dados citados e seus conhecimentos sobre as propriedades metabólicas dos animais, podemos afirmar que a quantidade de alimento ingerida pelos colibris está relacionada com:
A) o tipo de alimento.
B) o fato de serem aves.
C) a temperatura do local.
D) o seu pequeno volume.

27.

As flores dos vegetais superiores desenvolveram características diversas, dentre elas, a posição do ovário destacada no desenho acima. Baseado nesse desenho, podemos afirmar que essa diferenciação constitui um fator importante para:
A) a formação de frutos.
B) a proteção dos óvulos.
C) a polinização entomófila.
D) a classificação das Angiospermas.

28.
Os fungos não se movimentam, porém existem certos fungos do solo que, apesar de não se locomoverem, alimentam-se de alguns vermes. O micélio desses fungos possui anéis por onde casualmente passa um verme. No momento em que isso acontece, um estímulo faz o anel inchar e prender o verme. A hifa do anel libera enzimas que iniciam a digestão do animal preso.
De acordo com os dados apresentados podemos afirmar que se trata de:
A) parasitismo predatório.
B) predatismo saprofágico.
C) predatismo com digestão extracorpórea.
D) parasitismo com digestão extracelular.

29.
RIO PROÍBE COMPRA DE BANANAS DE SÃO PAULO
“A Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro proibiu, por tempo indeterminado, em território fluminense, bananas provenientes de São Paulo. O objetivo é tentar impedir a chegada ao Estado do fungo causador da Sigatoka Negra, doença destrutiva dos bananais”. (Folha de São Paulo, B12, 06/07/2004)
O fungo da Sigatoka Negra – Mycosphaerella fijiensis – se espalha, principalmente, pelo vento, mas pode ser disseminado também por mudas, frutos, folhas, materiais de embalagem, etc., devido à presença de:
A) micélios
B) esporos
C) soros
D) hifas

30.
“Partimos da mais simples monera e eis que estamos – você e eu – certos de sermos o resultado aperfeiçoado de 4,5 bilhões de anos de evolução. Há animais muito maiores e menores que nós, mas nenhum tão esperto. Para chegar ao pináculo desse pau-de-sebo que é a vida, nossa espécie apropriou-se da célula, tecidos e órgãos, da reprodução sexuada, simetria bilateral, celoma, corda dorsal, tubo neural, cérebro, bipedalidade, vida social, linguagem, inteligência, senso moral. Todavia, queremos muito mais. Ainda existem violência, crueldade, racismo, fome, doença e injustiça. Isso nos enche de culpa e nos incentiva a proceder melhor. O orgulho por nossos feitos não obscurece a humildade que nos faz reconhecer e corrigir nossas deficiências.” (FROTA-PESSOA, Oswaldo. Genética e Evolução. São Paulo: Scipione, 2001)
As “apropriações” citadas no texto e destacadas abaixo apresentam o seu equivalente correto, EXCETO:
A) Bipedalidade - divisão do corpo em duas partes iguais, através do plano sagital.
B) Celoma - surgimento de uma cavidade geral do corpo, totalmente revestida pelo mesoderma.
C) Corda dorsal - aparecimento de um esqueleto axial.
D) Reprodução sexuada - aumento da diversidade genética, através das recombinações gênicas.

31.

O desenho acima representa o agente etiológico da esquistossomose. No destaque da secção transversal, os números , 1, 2 e 3 representam, respectivamente:
A) abertura cloacal, ovo, fêmea
B) canal ginecóforo, fêmea, macho
C) lesão ulcerativa, fêmea, vaso mesentérico
D) luz intestinal, corpo do verme, parede intestinal

32.
A REMODELAGEM DOS OSSOS
“Apesar de o osso ser um órgão duro e resistente, ele é capaz de remodelar sua estrutura interna em resposta a modificações nas forças a que está submetido. O uso de aparelhos ortodônticos é um exemplo de remodelação dos ossos, neste caso, da arcada dentária”...
Os aparelhos ortodônticos exercem forças diferentes daquelas a que os dentes estão naturalmente submetidos, permitindo, assim, que os dentes se movam e ocupem uma posição desejada. Para que isso ocorra, é necessário, EXCETO:
A) Ação de osteoclastos e osteoblastos.
B) Reabsorção óssea nos pontos em que há maior pressão exercida pelo aparelho.
C) Reabsorção óssea para formação de cartilagem que se transformará em osso.
D) Deposição de matriz óssea nos pontos de menor pressão exercida pelo aparelho.

33.

Assim como as células musculares estriadas, os neurônios não se dividem mais depois de diferenciados. Logo, se forem destruídos, não serão mais repostos.
No entanto, baseado na ilustração acima, podemos concluir que:
A) o neurônio perde os dendritos se o axônio for lesado.
B) a capacidade motora é recuperada 3 semanas após a lesão.
C) um nervo totalmente seccionado, no sentido transversal, não pode ser reconstituído.
D) pode ocorrer regeneração da fibra nervosa, se o corpo celular não for afetado.

34. (1) A imunodeficiência é uma condição em que o organismo se vê privado de sua capacidade de reagir imunologicamente, sendo incapaz de desenvolver mecanismos imunológicos responsáveis pela proteção.
(2) Essa condição pode ser geneticamente determinada, como, por exemplo, na AGAMAGLOBULINEMIA – incapacidade de produzir gamaglobulinas ou anticorpos – como foi amplamente divulgado em um caso conhecido como “O menino da bolha”.
(3) Existem casos de imunodeficiência adquirida, provocada por um tipo de vírus (HIV), que parasita células imunitárias - os linfócitos T.
(4) Um outro caso em que ocorre depleção do sistema imunológico é o uso de medicamentos imunossupressores, administrados após um determinado transplante, no sentido de evitar a rejeição.
Com relação ao texto acima, podemos afirmar:
A) Apenas um dos itens citados é incorreto.
B) Dois dos itens citados são incorretos.
C) Três dos itens citados são incorretos.
D) Todos os itens citados são corretos.

35. Hoje, praticamente, não há quem não tenha ouvido falar sobre o famoso “Teste do DNA”, tamanha é a exploração, às vezes sensacionalista, sobre o assunto. Conseqüentemente, informações mal conduzidas levam a concepções incorretas: muitos admitem que, através do DNA, pode-se resolver ou esclarecer qualquer problema. Assinale a opção cuja situação NÃO é possível ser resolvida através do “Teste do DNA”:
A) Determinar a identidade de uma múmia ou de uma pessoa que viveu há séculos, a partir de um órgão isolado e fixado.
B) Utilizar um dos pares de gêmeos monozigóticos vivo, para solucionar uma questão de paternidade atribuída a seu irmão morto.
C) Checar o grau de relacionamento étnico entre grupos populacionais específicos.
D) Traçar a provável rota de migração do homem primitivo.

36.

O desenho acima ilustra os procedimentos para a realização de Exame das Vilosidades Coriônicas e Amniocentese. Sobre esses exames, suas indicações e benefícios, podemos afirmar, EXCETO:
A) São exames que só devem ser feitos nos casos indicados por aconselhamento genético.
B) Ambos os exames fornecem os mesmos tipos de informações citogenéticas.
C) As diferenças existentes entre eles diz respeito apenas aos procedimentos técnicos.
D) Nos dois casos, não se deve ignorar o risco de aborto em decorrência do próprio exame.

37.
Rosas vermelhas e brancas
À minha amada ofertei;
Pediu-me rosas azuis;
Busquei-as, não as achei.
Corri metade do mundo
A ver se as encontraria:
Por toda a parte fui alvo
De risos e zombaria.
Talvez ela ache suas rosas
Para lá da sepultura...
Minhas rosas são melhores
- Foi em vão minha procura.
(KIPLING, Rudyard. A Luz Que Se Apagou, Rio de Janeiro: Delta, 1962, p.133)

BIOTECNOLOGIA – JAPONESES CRIAM ROSA AZUL...
A companhia japonesa Suntory apresentou ontem
em Tóquio sua “Rosa Azul”, uma flor criada com
engenharia genética. Para adquirir sua cor
azulada, a rosa ganhou um gene tirado de uma
tilápia. 
(Folha de São Paulo, 01/07/2004)

Ao citar aqueles versos em 1891, o autor nem poderia imaginar que, mais de um século depois, os japoneses estariam “inventando” a rosa azul, através da associação de genes da rosa e de um peixe.
O organismo obtido por esse processo é um exemplo típico de:
A) mutante
B) quimera
C) transgênico
D) recombinante

38.

Observe o desenho acima e analise os dados abaixo:
- O genoma humano haplóide possui cerca de 3 bilhões de pares de bases nitrogenas (pb).
- O mesmo representa cerca de 75 mil genes ativos, que codificam igual número de proteínas.
- Cada proteína possui, em média, uns 350 aminoácidos, o que corresponde a 1050 pares de bases (pb), já que cada aminoácido é codificado por três pb.
A partir desses dados, podemos afirmar que é INCORRETO:
A) O número de pb não funcional é 40 vezes superior ao funcional, e é conhecido como DNA inativo.
B) Um RNAm “maduro”, excluídos os íntros, possui em média, 1050 pares de bases nitrogenadas.
C) Os 75 mil genes ativos do genoma humano equivalem, aproximadamente, a 75 milhões de pares de bases.
D) Cerca de 98% do genoma humano é formado de íntrons não funcionais.

39. Se você é um daqueles que acham que tudo na natureza deve ter uma função definida, provavelmente já perguntou, ao deparar-se com um animal aparentemente “inexplicável”, para que o mesmo serve ou o que ele faz. Mesmo que, dentro da concepção leiga, um animal não tenha “utilidade”, biologicamente podemos afirmar que o mesmo é fundamental como:
A) banco de genes
B) presa de carnívoros
C) agente de mutação
D) predador de herbívoros

40. Em 1882, quando a pequena ilha vulcânica de Krakatoa praticamente voou pelos ares, após uma tremenda explosão, todas as formas de vida, em uma área consideravelmente grande, foram totalmente destruídas. O deserto biológico resultante foi, porém, lentamente repovoado. Constatou-se que as primeiras formas de vida, chamadas pioneiras, a surgirem na região, foram as Cianobactérias. A presença de Cianobactérias em ambientes naturais extremamente áridos é possível porque elas:
A) podem sofrer mutações, favorecendo o meio na seleção das formas mais aptas.
B) realizam quimiossíntese, promovendo a decomposição das rochas.
C) são saprófitas ou decompositoras e retiram seus nutrientes da matéria bruta.
D) além de serem clorofiladas, podem fixar o nitrogênio atmosférico.

GABARITO 
21-B
22-B
23-A
24-B
25-C
26-D
27-D
28-C
29-B
30-A
31-B
32-C
33-D
34-D
35-A
36-C
37-C
38-B
39-A
40-D

Comentários