01. Na síndrome de Waardenburg, os afetados apresentam deficiência auditiva e discretas anomalias da face, além de modificação do pigmento (pele, cabelo, olho). Diferentes membros de uma mesma família podem exibir aspectos distintos da síndrome, podendo oscilar desde a perda moderada de audição e mecha branca no cabelo até a surdez profunda, acompanhada da heterocromia da íris (olho direito e esquerdo com cores diferentes) e grisalhamento precoce do cabelo.
Essa variabilidade, manifestada desde o fenótipo mais leve ao mais grave, em diferentes indivíduos, é denominada
A) Dominância.
B) Epistasia.
C) Expressividade.
D) Penetrância.
E) Pleiotropia.
02. Mutação é assunto recorrente na mídia e, em geral, tratado de forma ficcional, como no exemplo do desenho no qual Calvin afirma ter se transformado em um inseto. No cotidiano, é sabido que mutações podem ser neutras (alelos do grupo ABO), benéficas (visão em cores na espécie humana) ou deletérias (doenças). Analise as proposições seguintes sobre mutação:
I. Mutações gênicas podem ocorrer na sequência de bases nitrogenadas dos genes, sendo consideradas a fonte primária da variabilidade, por aumentarem o número de alelos disponíveis em um loco.
II. Mutações cromossômicas podem ser classificadas em estruturais, englobando as euploidias e aneuploidias, ou numéricas, em que podem ser observadas deleção, duplicação, inversão ou translocação.
III. As mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente; ocorrem por meio de processos estocásticos, ou seja, ao acaso, e, por seleção natural, serão, conservadas, se forem adaptativas (seleção positiva) ou, em caso contrário, serão suprimidas (seleção negativa).
IV. Em uma população pequena, em que os cruzamentos são preferenciais e sobre a qual não há atuação de fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migração, as frequências gênicas e genotípicas permanecem constantes ao longo das gerações.
Está CORRETO o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
03. Uma ação de paternidade envolvendo o famoso ator de cinema Charlie Chaplin é discutida no texto abaixo:
Em 1941, Chaplin conheceu uma jovem atriz chamada Joan Barry, com quem teve um namoro. Esse romance terminou em fevereiro de 1942, mas, 20 meses mais tarde, Joan teve uma menina e disse que Chaplin era o pai. Joan abriu um processo de sustento à criança. Nessa época, o tipo sanguíneo tinha acabado de ter um amplo uso, e os advogados de Chaplin mandaram testar os grupos sanguíneos de Chaplin, de Joan e da criança. Joan tinha tipo A, sua filha tipo B, e Chaplin tipo O.
Fonte: PIERCE, B.A. Genética: um enfoque conceitual. Rio de Janeiro, RJ. Editora Guanabara Koogan. 2004.
Os testes baseados nos grupos sanguíneos permitem apenas negar a paternidade, mas não podem confirmá-la. Atualmente têm-se empregado testes baseados na análise do DNA para a determinação da paternidade, o conhecido teste de paternidade. Empregando essas duas metodologias para a resolução desse caso de paternidade, observe as proposições a seguir:
I. Joan, grupo sanguíneo tipo A, poderia ter os genótipos IAIAou IAi, sua filha, grupo sanguíneo tipo B, poderia ter os genótipos IBIB ou IBi. Logo, como alelo IBnão está presente na sua mãe, a criança só pode
ter herdado o mesmo do seu pai. Como Chaplin tinha grupo sanguíneo tipo O produzido pelo genótipo ii, ele não poderia ser o pai da menina.
II. Caso Chaplin fosse Falso O (Fenótipo Bombaim), uma pequena porcentagem da população que pode ter genótipos IAIA, IAi, IBIB, IBi ou IAIB, mas são sempre identificados como grupo O, quando são empregadas as técnicas convencionais de determinação dos grupos sanguíneos, ele poderia ser o pai da menina.
III. Atualmente, seria solicitada a análise do DNA dos envolvidos, método que tem por base o modo de as pessoas diferirem entre si quanto ao material genético que possuem (com exceção dos gêmeos univitelinos), exibindo um padrão genético típico delas, comparável a um código de barras ou a uma impressão digital molecular.
IV. A análise do DNA permite confirmar a paternidade com 99.9% de certeza, comparando-se o DNA da criança, o da mãe e o do suposto pai. Esse tipo de estudo é possível, pois o perfil genético de um indivíduo é herdado da mesma maneira que os genes: o indivíduo recebe 3/4 do padrão do pai e 1/4 da mãe.
Apenas está CORRETO o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
04. O desenvolvimento dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM’s) ou, mais comumente, Transgênicos, foi possível graças a uma série de avanços científicos e tecnológicos, listados no quadro a seguir. Relacione as duas colunas.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
A) I - B; II - E; III - D; IV - A; V - C.
B) I - B; II - C; III - D; IV - E; V - A.
C) I - D; II - A; III - B; IV - E; V - C.
D) I - E; II - B; III - C; IV - A; V - D.
E) I - B; II - A; III - D; IV - E; V - C.
05. Leia o texto a seguir:
“A compreensão de como as espécies de peixes estão geneticamente organizadas ao longo de uma bacia hidrográfica é de extrema importância para a conservação dos recursos pesqueiros...” “..., a ideia de que essas espécies organizam-se em populações grandes e panmíticas era, até recentemente, inquestionável dado sua grande capacidade de dispersão. Entretanto, trabalhos recentes em espécies como o matrinchã (Brycon orthotaenia), o curimatã (Prochilodus argenteus) e o pintado (Pseudoplatystoma corrucans), o curimatã (Prochilodus argenteus) e o pintado (Pseudoplatystoma corrucans) da bacia do São Francisco mostram a ocorrência de estruturação de populações que são co-existentes e co-migrantes ao longo da calha principal do rio"
Fonte: Frankham, R; Ballou, JD.; Briscoe, DA. Fundamentos de Genética da Conservação. Ribeirão Preto, SP: SBG, 2008. 280p.
Quando várias populações de espécies diferentes compartilham a mesma área geográfica, são denominadas
A) alopátricas.
B) análogas.
C) híbridas.
D) homólogas.
E) simpátricas.
06. A aplicação do princípio de Hardy-Weinberg, representado pela equação matemática p2 + 2pq + q2, é importante para se estimar a frequência de alelos de doenças hereditárias nas populações. Uma delas é a fenilcetonúria (PKU), detectada pelo teste do pezinho. Os afetados (q2) podem vir a sofrer grave retardo mental ao ingerir fenilalanina, por não possuírem a capacidade de degradar esse aminoácido essencial, encontrado em diversos alimentos, inclusive no leite. Em uma amostra de 2.000 pessoas, verificou-se que os homozigotos recessivos para PKU correspondiam a 4%. Qual a frequência de indivíduos com genótipo dominante homozigoto e heterozigoto respectivamente?
A) p2= 0,80; 2pq = 0,20.
B) p2= 0,64; 2pq = 0,32.
C) p2= 0,54; 2pq = 0,46.
D) p2 = 0,29; 2pq = 0,67.
E) p2 = 0,15; 2pq = 0,70.
07. O ciclo da água, também denominado ciclo hidrológico, é responsável pela renovação da água no planeta. A água é fator decisivo para o surgimento e o desenvolvimento da vida na Terra. Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/caminho-aguas-490504.shtml
Observe a figura a seguir e faça as correlações adequadas.
I. O ciclo da água tem início com a radiação solar, que incide sobre a Terra. O calor provoca a evaporação
da água dos oceanos, dos rios e dos lagos. Também há evaporação de parte da água presente no solo.
II. A transferência da superfície terrestre para a atmosfera também ocorre por meio da transpiração das plantas e dos animais.
III. Após a evaporação, a água, em forma de vapor, é transportada pelas massas de ar para as regiões mais altas da atmosfera. Lá em cima, ao ser submetida a baixas temperaturas, o vapor se condensa e se liquefaz. É assim que se formam as nuvens.
IV. Quando a nuvem fica carregada de pequenas gotas, estas se reúnem formando gotas maiores que se tornam pesadas e caem sobre a superfície terrestre, em forma de chuva, granizo ou neve.
V. Da água que se precipita sobre o planeta, uma parte cai diretamente, nos reservatórios de águas como rios, lagos e oceanos.
VI. Parte da água que cai sobre o planeta infiltra-se no solo e nas rochas, através dos seus poros e das suas
fissuras, alimentando as reservas subterrâneas de água, chamadas lençóis freáticos.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação CORRETA entre as proposições e as letras destacadas no ciclo.
A) I- A; II - B; III - C; IV - D; V - E; VI - F.
B) I- B; II - D; III - A; IV - C; V - F; VI - E.
C) I- C; II - A; III - B; IV - E; V - F; VI - D.
D) I- C; II - D; III - A; IV - B; V - F; VI - E.
E) I- D; II - C; III - A; IV - E; V - F; VI - B.
08. Seis dos principais biomas do território nacional reúnem a maior variedade de fauna e flora da Terra. De acordo com os números do Ministério do Meio Ambiente, a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal Mato-Grossense e os Pampas têm, juntos, mais de 13% de cerca de 1,5 milhão de espécies de vida selvagem, descobertas e catalogadas pelos cientistas nos quatro cantos do mundo. Fonte: National Geografic Brasil em 12/2009.
Com relação aos biomas citados no texto e apresentados no mapa, assinale a alternativa CORRETA.
A) O Bioma Amazônia ocupa a totalidade de cinco estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, no entanto não atinge estados próximos, como Rondônia, Mato Grosso e Maranhão. É o de maior biodiversidade no Brasil.
B) O Bioma Caatinga, encontrado no nordeste do Brasil, único exclusivamente brasileiro, pode ser representado por espécimes características, como jurema, seringueiras e araucárias.
C) O Bioma Mata Atlântica que ocupa toda a faixa atlântica brasileira é definido pela vegetação florestal predominante decidual e pelo relevo diversificado.
D) O Bioma Pantanal está presente em apenas dois estados – Mato Grosso do Sul e Mato Grosso - e se caracteriza por grande diversidade de fauna e baixa diversidade de flora.
E) O Bioma Cerrado ocupa todo o Distrito Federal e mais da metade do estado de Goiás, Maranhão e Mato Grosso e se caracteriza por árvores pequenas, de tronco retorcido em meio a uma vegetação rasteira.
09. O nível de substâncias radioativas registrou forte alta no mar a 15 quilômetros da área da central nuclear de Fukushima, afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, informou a operadora da usina, Tokyo Electric Power Company (Tepco).
Amostras coletadas apresentaram um resultado 600 vezes superior ao nível máximo que havia sido encontrado até agora no entorno da usina.
A empresa diz que é difícil avaliar os resultados das amostras, porque não existem limites legais quanto à presença dessas substâncias no oceano. Também não soube informar se os padrões atuais são considerados perigosos e disse que ainda avalia o impacto desses níveis na vida marinha.
Trecho adaptado da Revista Veja on line http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/nivel-de-radioatividade-aumenta-no-mar-nas-proximidades-de-fukushima
Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:
I. A energia nuclear é utilizada como alternativa energética em vários países, inclusive no Brasil, e tem como um de seus aspectos positivos o lixo nuclear, resultado do processo de geração de energia das usinas que é acumulado, de forma eficiente, em todo o mundo.
II. A contaminação do ar e dos oceanos é motivo de preocupação, pois a radiação pode ser causa de mutações genéticas nos seres expostos, mas, apenas, na geração já existente, sem qualquer efeito teratogênico nas futuras gerações.
III. Energias limpas, como eólica ou solar, têm sido uma alternativa utilizada no mundo, em particular, em áreas que favoreçam sua utilização, como regiões de alta incidência solar, a exemplo da região do nordeste brasileiro.
Somente está CORRETO o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.
10. O ciclo de vida dos ecossistemas é dinâmico e pode compreender diferentes fases, existindo um grande
número de variáveis, que interferem na construção de uma comunidade clímax. Observe a figura a seguir:
Analise as afirmativas abaixo:
I. A imagem representa o tempo de 1 ano que é característica de uma sucessão primária, em que inicialmente se observa uma região que, por falta de nutrientes no solo, só suporta a presença de espécies de pequeno porte.
II. A floresta identificada no tempo de 150 anos é a representação de uma comunidade clímax que se desenvolve com base em um processo de sucessão primária que se iniciou em campos abandonados.
III. Em uma comunidade clímax, como a observada no tempo de 150 anos, identificam-se ciclos de vida complexos, com grande diversidade de espécies e alta concentração de matéria orgânica no solo.
IV. As condições ambientais encontradas na comunidade clímax da figura diferem das encontradas entre as espécies pioneiras em vários aspectos, tais como uma maior mortalidade no período de final do processo de sucessão, um crescimento populacional mais rápido e muitas flutuações.
Está CORRETO o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E) I e II.






cade as respostas
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