BIOLOGIA [UEPG]

GABARITO NO FINAL DA PÁGINA

13– Os cordados, cujos representantes mais conhecidos são os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, são animais triblásticos, enterocelomados, deuterostômios, metamerizados, com simetria bilateral e sistema digestório completo. A maioria das espécies tem endoesqueleto, sistema circulatório fechado e coração ventral. Além de todas essas características, os cordados, durante seu desenvolvimento embrionário, possuem demais aspectos que os agrupam. Com relação a algumas dessas características, assinale o que for correto. 
01) Durante o início do desenvolvimento embrionário dos cordados, o ectoderma da região dorsal do embrião dobra-se e forma um tubo – o tubo nervoso –, do qual se origina o sistema nervoso. O fato de apresentarem tubo nervoso dorsal diferencia os cordados de todos os outros animais. 
02) O termo cordado refere-se à presença da notocorda, também chamada de corda dorsal. É um bastão firme e flexível que se forma no dorso do embrião, entre o tubo nervoso e tubo digestório. 
04) Os embriões dos cordados desenvolvem uma série de fendas nos dois lados da faringe, chamadas de fendas faringianas ou fendas branquiais. Nos cordados aquáticos, o tecido que reveste as traves entre as fendas faringianas desenvolve-se e origina as brânquias; nos cordados terrestres, as fendas faringianas se fecham e desaparecem no decorrer do desenvolvimento embrionário. 
08) Os cordados possuem uma cauda pós-anal musculosa. Trata-se de uma região posterior ao ânus com músculos e notocorda. Nos cordados aquáticos, serve para a natação. Em outros, como jacarés e lagartos, também funciona como arma de defesa e ataque. Em certos macacos, ela é preensora, ajudando o animal a se segurar nos galhos das árvores. No ser humano, está atrofiada e forma o final da coluna vertebral (cóccix).

14– Os animais do filo Echinodermata (equinodermos), conhecidos como estrelas-do-mar, bolachas-da-praia, estrelas-serpentes, pepinos-do-mar, lírios-do-mar e ouriços-do-mar, são marinhos e de vida livre. O nome de filo é decorrente da presença de espinhos na pele: equino = espinho; derme = pele. No que diz respeito à anatomia e fisiologia dos equinodermos, assinale o que for correto. 
01) Nos equinodermos, o tubo digestório é incompleto, isto é, não termina em um ânus ou cloaca. 
02) Os equinodermos apresentam estruturas esqueléticas (ossículos) de origem mesodérmica, composta de uma matriz de proteínas impregnada de cristais de carbonato de cálcio. 
04) Na pele dos equinodermos, distribuídas entre os espinhos, há outras estruturas móveis dotadas de pequenas pinças nas extremidades, as pedicelárias, cuja função é remover detritos e pequenos animais que aderem ao corpo, mantendo-o limpo. 
08) Uma das principais novidades evolutivas dos equinodermos é a presença de sistema circulatório fechado. 

15– Nas figuras A e B abaixo estão representados estômatos aberto e fechado, respectivamente. Com relação ao mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos e os fatores ambientais atuantes, assinale o que for correto.

01) O movimento estomático, quando o suprimento hídrico é adequado, deve-se à entrada e à saída de íons potássio (K+ ) nas células-guarda. Em presença de luz ou sob baixa concentração de gás carbônico (CO2), íons K+ são bombeados das células acessórias para o interior das células-guarda. O aumento da concentração desse íon faz com que as células-guarda absorvam água das células acessórias por osmose, tornando-se túrgidas e abrindo o ostíolo. 
02) Os estômatos abrem-se quando a planta é submetida a baixas concentrações de gás carbônico (CO2) e fecham-se quando a concentração desse gás se eleva. Se o gás carbônico (CO2) se acumula no mesófilo, isso provavelmente significa que esse gás não está mais sendo utilizado para a fotossíntese, devido à falta de luz, sinalizando que os estômatos podem ser fechados. 
04) O suprimento hídrico, que a planta dispõe, não exerce influência sobre o movimento dos estômatos. Na presença ou ausência de água, a abertura ou fechamento do estômato é controlado somente pela presença de luz e gás carbônico (CO2). 
08) No estômato fechado, as células acessórias cedem água e íons K+ para as células-guarda, promovendo o fechamento do ostíolo. 

16– Os procariontes não apresentam recombinação ou crossing-over para a geração de variabilidade genética. No entanto, outros mecanismos são bem conhecidos para gerar variação genética. Entre esses mecanismos, assinale o que for correto. 
01) Na conjugação, duas bactérias unem-se e estabelecem entre si uma ponte citoplasmática de transferência. Uma delas, chamada de "doadora", duplica parte de seu material genético e doa essa parte para a outra bactéria, que é chamada de "receptora". 
02) As mutações gênicas não geram variabilidade genética às bactérias. 
04) A transdução é o mecanismo de transferência de genes de uma bactéria para outra por intermédio de vírus. Os vírus, quando se formam dentro de uma bactéria, podem incorporar ao seu material genético pedaços do DNA bacteriano. Ao infectar outra bactéria, transmitem esses genes. Caso a bactéria sobreviva à infecção viral, passará a apresentar novas características, que serão transmitidas aos seus descendentes. 
08) No mecanismo de transformação, uma bactéria absorve moléculas de DNA disponíveis no meio e as incorpora ao seu DNA. Essas bactérias ficam, então, com a constituição genética modificada e são chamadas transformadas. 

GABARITO
13. 01 + 02 + 04 + 08 = 15
14. 02 + 04 = 06
15. 01 + 02 = 03
16. 01 + 04 + 08 = 13

Comentários